Ferroviário

Elaboração de projeto para Ferrovia Norte-Sul

Situação atual da obra

  • Categoria: Ferroviário
  • Etapa monitorada: Projeto e Estudo - Ferroviário
  • Valor contratual: R$ 9,9 milhões
  • Valor total: R$ 9,9 milhões
  • Responsável: VALEC
  • Data Início: dez/2012
  • Prazo contratual: Andamento comprometido
  • Previsão de término: Indefinido
  • Porcentagem realizada: 0%
  • Status Atual: Prazo expirado
  • Óbice: Projetos e Estudos
  • Última atualização: 06/05/2022

Informações gerais

  1. Óbice
    Início: 31/12/2015 Término: Indefinido
    Classificação: Projetos e Estudos
    Responsável: VALEC
    Descrição: Aguardando elaboração do projeto básico e construção do trecho
A construção da FNS foi iniciada em 1987 com um traçado inicial que previa uma extensão de aproximadamente 1.550 km, de Açailândia/MA a Anápolis/GO, de modo a cortar os Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Dessa forma, o traçado original está construído e em operação.
O projeto de ampliação da ferrovia ocorreu muito depois do início da construção. A Lei nº 11.297, de 09 de maio de 2006, da Presidência da República, incorporou um trecho mais ao norte, Açailândia (MA), Barcarena (PA), ao projeto do traçado inicialmente projetado. Em 2008, a Lei nº 1.772 estendeu mais uma vez o traçado da ferrovia até a cidade paulista de Panorama.
Ainda para atender à crescente demanda por transporte de cargas, a VALEC concluiu, em 2015, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental EVTEA para mais dois trechos complementares à Norte-Sul, sendo entre Panorama (SP) e Chapecó (SC) e entre Chapecó (SC) e Rio Grande (RS).
Trechos monitorados:
Panorama/SP - Chapecó/SC
A partir de Panorama/SP, a FNS prosseguirá em direção ao sul, até Chapecó atravessando os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esse trecho ferroviário proporcionará nova opção de transporte para a produção da região.
Chapecó/SC - Rio Grande/RS
De Chapecó/SC, a FNS prosseguirá até o Porto de Rio Grande no Rio Grande do Sul. Esse trecho ferroviário irá desenvolver a fronteira oeste do Brasil de forma a propiciar a integração do sistema de transportes e consolidar os arranjos produtivos da região.



HISTÓRICO (Prazo de entrega - indefinido):

2012 - Assinado contratado pela VALEC;

Junho/2012 - Publicado em 18.06.2019, no Diário Oficial da União o edital de CC - 003.12 para execução Contratação de Empresas especializadas para elaboração de estudos de viabilidade, técnica, econômica e ambiental (EVTEA) dos seguintes trechos: 
LOTE 01 - EF 151 - Ferrovia Norte Sul (FNS) - Trecho Panorama/SP -Chapecó/SC;
LOTE 02 - EF 151 - Ferrovia Norte Sul (FNS) - Trecho Chapecó/SC -Porto Rio Grande/RS; 
LOTE 03 - EF 484 - Ligação Ferroviária - Trecho Maracajú/MS -Cascavel/PR.

Dezembro/2012 - Licitação encerrada em 14.12.2012, Empresas vencedoras:
Lote 01 - CONTÉCNICA CONSULTORIA TÉCNICA LTDA - R$ R$ 4.385.887,40
Lote 02 - CONSÓRCIO STE/PROSUL - R$5.557.922,13 
Lote 03 - VEGA ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA -R$3.912.922,29

Julho/2015 - Concluído o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTEA do LOTE 02 - FNS - Trecho Chapecó/SC - Porto Rio Grande/RS;

Dezembro/2015 - Concluído o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTEA do  LOTE 01 - FNS  - Trecho Panorama/SP - Chapecó/SC ;

Janeiro/2018 - Aguardando elaboração do projeto básico e construção do trecho, para as quais não há cronograma para ambos os trechos;

Maio/2018 - Aguardando elaboração do projeto básico.

Outubro/2018 - Aguardando decisão governamental sobre a execução do Projeto de Engenharia e posteriormente construção.

Janeiro/2019 - Aguardando decisão governamental sobre a execução do Projeto.

Fevereiro/2019 - Processo de extinção da VALEC. Contratos ainda vigentes com empreiteiras e prestadores de serviços passarão para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Março/2019 - 28.03.2019 foi leiloado uma parte da Ferrovia Norte-Sul, empresa vencedora RUMO, valor contratado de R$ 2,719 bilhões. Este primeiro trecho vai de Palmas (TO) a Estrela d"Oeste (SP), em um total de 1.537 quilômetros, com um investimento previsto em R$2,8 bilhões.

Abril/2019 - Em audiência pública na Câmara dos Deputados, Marcos Kleber Ribeiro Félix, assessor especial do ministro da Infraestrutura afirma que não será extinta a VALEC;

Junho/2019 - Informações não fornecidas pela VALEC;

Agosto/2019 - Informações não fornecidas pela VALEC;

Fevereiro/2020 - Informações não fornecidas pela VALEC;

Setembro/2020 - Informações não fornecidas pela VALEC;

Abril/2021 - Informações não fornecidas pela VALEC;

Dezembro/2021 - Informações não fornecidas pela VALEC;

Gráficos

Principais fatores de atraso da obra / projeto - Óbices

Entidades vinculadas aos óbices