Aquaviário

Retirada do Casco Soçobrado do Navio Pallas

Situação atual da obra

  • Categoria: Aquaviário
  • Etapa monitorada: Projeto e Estudo - Aquaviário
  • Valor contratual: ~ R$ 23,0 milhões
  • Valor total: R$ 23,0 milhões
  • Responsável: Porto de Itajaí
  • Data Início: mai/2025
  • Prazo contratual: Em andamento
  • Previsão de término: Indefinido
  • Porcentagem realizada: Indefinido
  • Status Atual: Em andamento
  • Última atualização: 09/05/2025

Informações gerais

Nenhum óbice registrado

O navio Pallas é uma embarcação histórica que está encalhada e submersa há mais de 130 anos na foz do rio Itajaí-Açu, próximo ao molhe norte, no lado de Navegantes, afetando diretamente o Porto de Itajaí. 

História

O Pallas era um navio a vapor frigorífico de 1891, sua principal função era transportar carne e cargas entre Buenos Aires e Rio de Janeiro. O navio foi utilizado durante a Revolta da Armada (1893), contra o governo de Floriano Peixoto, utilizado para o abastecimento de alimentos frescos aos protestantes. O Pallas naufragou em 25 de outubro de 1893. O navio permaneceu esquecido até ser redescoberto em 2017, devido às obras de dragagem para expansão do Porto.

Em reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, realizada no dia 07/05/20225, o Porto de Santos apresentou o planejamento da obra de retirada que conta com o salvamento do casco para posterior exposição em museus locais. 

Situação atual

O casco do Pallas não interfere nas operações atuais, mas impede a expansão da bacia de evolução, limitando a entrada de navios maiores e afetando a competitividade do porto. 

Demora na retirada

A remoção do casco envolve desafios técnicos devido à localização, baixa visibilidade, lodo e fluxo intenso de embarcações. Houve demora por questões burocráticas, falta de recursos, necessidade de estudos técnicos e de salvamento arqueológico, além da necessidade de aprovação de diferentes órgãos federais e estaduais. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) emitiu termo de referência para garantir o salvamento arqueológico do navio devido à sua importância histórica.

Histórico 

Julho/2018Apresentado relatório sobre casco soçobrado do navio Pallas.

A Superintendência do Porto de Itají informou que não haverá interferência nas obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, denominado "Bacia de Evolução". 

Além disso, o encontro teve como objetivo resgatar a história da embarcação naufragada em 1893 na Foz do Rio Itajaí-Açu.

Maio/2024 - A prefeitura de Navegantes pediu ao governo federal prioridade na remoção do casco para permitir o avanço da nova bacia de evolução. A solicitação foi feita durante a audiência pública para o edital do contrato definitivo de concessão do Porto de Itajaí, em elaboração pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Abril/2025 - O Superintendente do Porto de Itajaí participou de uma reunião em Brasília com o Ministério dos Portos e Aeroportos, entre as propostas apresentadas houve a pauta de recursos para a operação de remoção do navio submerso. Foi relatado ao Ministério que a criação de uma comissão de acompanhamento dos estudos técnicos e orlamentários e da execução da remoção do casco do navio. O projeto deve custar R$ 400 mil. 

Maio/2025
- O Porto de Itajaí realizou a primeira reunião oficial para discutir a retirada do navio Pallas. Segundo o Superintendente do Porto, João Tavares, a operação de retirada destravaria o potencial do complexo portuário, permitindo a recepção de navios de até 366 metros. 

Créditos: Comunicação Porto de Itajaí

Investimento: R$ 23 milhões

Datas Previstas divulgadas pelo Porto de Santos na reunião da Câmara de Transporte e Logística

1. 06/2025: Estudos Técnicos Preliminares
2. 08/2025: Lançamento Edital
3. 10/2025: Contratação / início obras
4. 01/2026: Término obras / entrega

Gráficos

Principais fatores de atraso da obra / projeto - Óbices

Entidades vinculadas aos óbices