O navio Pallas é uma embarcação histórica que está encalhada e submersa há mais de 130 anos na foz do rio Itajaí-Açu, próximo ao molhe norte, no lado de Navegantes, afetando diretamente o Porto de Itajaí.
Em reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, realizada no dia 07/05/20225, o Porto de Santos apresentou o planejamento da obra de retirada que conta com o salvamento do casco para posterior exposição em museus locais.
Situação atual
O casco do Pallas não interfere nas operações atuais, mas impede a expansão da bacia de evolução, limitando a entrada de navios maiores e afetando a competitividade do porto.
Demora na retiradaA remoção do casco envolve desafios técnicos devido à localização, baixa visibilidade, lodo e fluxo intenso de embarcações. Houve demora por questões burocráticas, falta de recursos, necessidade de estudos técnicos e de salvamento arqueológico, além da necessidade de aprovação de diferentes órgãos federais e estaduais. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) emitiu termo de referência para garantir o salvamento arqueológico do navio devido à sua importância histórica.
Histórico
Julho/2018 -
Apresentado relatório sobre casco soçobrado do navio Pallas.
A Superintendência do Porto de Itají informou que não haverá interferência nas obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, denominado "Bacia de Evolução".
Além disso, o encontro teve como objetivo resgatar a história da embarcação naufragada em 1893 na Foz do Rio Itajaí-Açu.
Maio/2024 - A prefeitura de Navegantes pediu ao governo federal prioridade na remoção do casco para permitir o avanço da nova bacia de evolução. A solicitação foi feita durante a audiência pública para o edital do contrato definitivo de concessão do Porto de Itajaí, em elaboração pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Abril/2025 - O Superintendente do Porto de Itajaí participou de uma reunião em Brasília com o Ministério dos Portos e Aeroportos, entre as propostas apresentadas houve a pauta de recursos para a operação de remoção do navio submerso. Foi relatado ao Ministério que a criação de uma comissão de acompanhamento dos estudos técnicos e orlamentários e da execução da remoção do casco do navio. O projeto deve custar R$ 400 mil.
Maio/2025 - O Porto de Itajaí realizou a primeira reunião oficial para discutir a retirada do navio Pallas. Segundo o Superintendente do Porto, João Tavares, a operação de retirada destravaria o potencial do complexo portuário, permitindo a recepção de navios de até 366 metros.

Créditos: Comunicação Porto de Itajaí
Investimento: R$ 23 milhões
Datas Previstas divulgadas pelo Porto de Santos na reunião da Câmara de Transporte e Logística
1. 06/2025: Estudos Técnicos Preliminares
2. 08/2025: Lançamento Edital
3. 10/2025: Contratação / início obras
4. 01/2026: Término obras / entrega